A Clínica do Leite

A Clínica do Leite é uma instituição sem fins lucrativos que atua para a melhoria da gestão da pecuária de leite, por meio de serviços analíticos, da geração de conhecimento e da formação de pessoas. Com sede em Piracicaba (SP), é vinculada ao Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP).

Atualmente, realiza atividades em três eixos de atuação: gestão da qualidade, gestão da produção e pesquisa e desenvolvimento.

Nossa história

A Clínica do Leite iniciou suas atividades em 1996, na Fazenda Colorado, em Araras (SP), onde implantou, pela primeira vez, o Sistema MDA, um modelo de gestão criado pelo Prof. Dr. Paulo Machado para aplicação na pecuária de leite.

Ciente da relação direta entre a qualidade do leite produzido e a melhoria da gestão da fazenda, o proprietário da Colorado, Lair Antônio de Souza, adquiriu, em 1996, um moderno equipamento de medição de células somáticas e composição do leite. Esse equipamento foi doado à Clínica do Leite, dando início ao nosso Laboratório, hoje responsável pela análise de cerca de 30% de todo o leite produzido no Brasil.

Devidamente credenciado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Laboratório agregou uma série de serviços que facilitam o monitoramento da qualidade do leite, incluindo o desenvolvimento de relatórios analíticos para diagnóstico de qualidade pela indústria (LeiteStat), o transporte adequado de amostras a serem analisadas (ClinicaLog) e plataformas de comunicação rápida com os produtores.

Em paralelo, passaram a ser desenvolvidas diversas ações com foco na formação de profissionais para atuar tanto nas fazendas quanto nas indústrias. Treinamentos, cursos e workshops sobre aspectos técnicos da produção e também sobre gestão são promovidos de forma sistemática pela Clínica. Assim, o monitoramento da qualidade, a formação de pessoas e o desenvolvimento de projetos estratégicos em parceria com a indústria tornaram-se os principais eixos de atuação da instituição.

Ancorada em sua origem na Universidade, a vocação científica permanece como diferencial do trabalho executado pela Clínica, por meio de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação relacionados às demandas do setor.

Por que existimos

Missão

Oferecer serviços analíticos e transmitir conhecimento para contribuir com a melhoria da qualidade do leite e da rentabilidade de fazendas e indústrias do setor.
 

Visão

Estar entre as instituições líderes da transformação do agronegócio no Brasil.

Clínica do Leite - ESALQ/USP
Av. Pádua Dias, 11 - Piracicaba - SP
CEP 13418-900

Central de atendimento: (019) 3422-3631
Atendimento direto para treinamentos e softwares: (019) 3422-2345

gr@clinicadoleite.com.br

© Copyright 2016, Clínica do Leite - ESALQ/USP